Results for 'Kant E. O. Cetlclsmo'

943 found
Order:
  1. Zeljko loparlc.Kant E. O. Cetlclsmo - 1988 - Manuscrito 11:67.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Santozki, Ulrike, Die Bedeutung antiker Theorien fur die Genese und Systematik von Kants Philosophie.E. O. Onnasch - 2008 - Tijdschrift Voor Filosofie 70 (1):145.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Kant e o sentimento moral.Keberson Bresolin - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):42-67.
    O presente artigo tem por objetivo demonstrar o lugar próprio do sentimento moral [das moralische Gefühl] na filosofia prática de Kant. Sentimento moral e respeito pela lei são equivalentes, sendo, esse respeito, o único e autêntico motivo moral sem, contudo, referir-se a um objeto empírico. Assim, o respeito é o efeito da lei moral produzido em nossa sensibilidade moral, sem a qual o conceito de dever seria inviável. Uma ação por respeito à lei possui valor moral porque a lei (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  4. Kant e o pretenso direito de mentir: Série 2.Zeljko Loparic - 2006 - Kant E-Prints 1:57-72.
    Depois de apresentar as posições de Kant a respeito da mentira assumidas ao longo da sua obra, em particular, na Doutrina da virtude , o artigo explicita a crítica de Benjamim Constant a Kant e, em seguida, a resposta de Kant centrada na análise semântica das teses de Constant e na crítica do conceito de direito de mentir.After presenting Kant’s views on lying expressed in his writings of different periods, in particular, in The Doctrine of Virtue (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  30
    Kant e o problema do mundo externo.Juan Bonaccini - 2002 - Manuscrito 25 (1):7-68.
    A estratégia de Kant na Refutação do Idealismo consiste em demonstrar a tese de que existem objetos fora da consciência com base no argumento de que ter consciência de meus estados de consciência pressupõe como condição necessária ter consciência de objetos externos no espaço. O meu intuito consiste em mostrar que essa estratégia de Kant não pode funcionar contra Descartes , porque ou ela pressupõe resultados anteriores que o cético já pôs em questão com a própria objeção que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  24
    Kant e o monstro.Fabiano Lemos - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):189-203.
    O artigo procura avaliar a consolidação e os desdobramentos da função heurística e simbólica ocupada pelo Ungeheuer [o monstro ou o monstruoso] na filosofia kantiana, tendo em vista a emergência do horizonte da racionalidade moderna. Uma reconfiguração dessas imagens do Monstro e da Monstruosidade parece ter lugar no momento mesmo em que a filosofia moderna procurou pensar sua identidade e seus limites. O pensamento de Kant, que ocupa - de fato ou de direito - um lugar central nessa ruptura, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Kant e o problema do sujeito.Paulo Henrique Flores - 2020 - Sofia 8 (2):66-79.
    Este artigo apresenta o conceito problemático de sujeito na filosofia de Kant. Iniciamos por apresentar as linhas principais e os sentidos empírico e transcendental da Subjektivität na primeira Crítica de Kant, as suas significações epistemológicas e práticas e a maneira como ela responde à invenção de uma posição radicalmente construtivista em filosofia. O sujeito é, acima de tudo, uma atividade formal de unificação no nível teórico, uma atividade que é também a condição de possibilidade universal de toda experiência (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  16
    KANT E O PROBLEMA DA METAFÍSICA. Comentário sobre a interpretação de Kant de Martin Heidegger.Ernst Cassirer & Adriano R. Mergulhão - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):334-362.
    Eu creio que devemos agradecer a Heidegger por nos ter claramente colocado, diante de nossos olhos, o verdadeiro “acontecimento” filosófico, que se consuma na fundamentação da filosofia de Kant, de modo que tal acontecimento torna-se visível na totalidade de sua força interna e em seu ímpeto. Mas, me parece que ele não percorreu a totalidade da esfera da problemática do “idealismo transcendental”.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    Kant e o Gênio Na Filosofia.Danilo Citro - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):13-21.
    O gênio é a faculdade do espírito na obra de arte bela. Este princípio de vida vem da produção de objetos que só o gênio é capaz. Para isto, ele tem a imaginação como um importante responsável. Então analisaremos a faculdade de imaginação na obra kantiana e sua relação com outras faculdades, para aprofundarmos a definição de gênio na Critica do Juízo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Kant e o problema da coisa em si no Idealismo Alemão, de Juan Adolfo Bonaccini.Glenn W. Erickson - 2005 - Princípios 12 (17):224-225.
    Resenha do livro de Juan Adolfo Bonaccini. Kant e o problema da coisa em si no Idealismo Alemáo : sua atualidade e relevância para a compreensáo do problema da Filosofia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003. 442 páginas [Coleçáo Metafísica 3].
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    Kant E o problema da justiça social.Wolfgang Kersting - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (1):121-136.
    O presente trabalho mostra que o liberalismo Kkantiano encerra em si uma filosofiaembrionária do Estado de bem-estar social. Segundo o autor, essa concepção kantiana do Estado de bem-estar social supera tanto o igualitarismo quanto o libertismo contemporâneos.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  12.  16
    Kant e o conceito de filosofia: com un texto em apresentacao bilingue extraido da "logica".José Barata-Moura - 2007 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    Kant e o espaço da história universal.José Arthur Giannotti - 1979 - Discurso 10:7-48.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Kant e o sustento [Versorgung] dos pobres.Delamar Volpato Dutra - 2024 - Princípios 31 (64).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Kant e o Cepticismo Antigo.António Pedro Mesquita - 2014 - In António Pedro Mesquita, Cristina Beckert, José Luís Perez & Maria Leonor Xavier (eds.), A Paixão da Razão. Homenagem a Luísa Ribeiro Ferreira. pp. 325-339.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  23
    Kant e o Sono Dogmático: Influência de Hume na Compreensão da Causalidade.C. Motta - 2012 - Páginas de Filosofía 4 (1):17-38.
  17.  2
    Kant e o direito do trabalho.José Resende Jr - 2020 - Dissertatio 50:337-362.
    Neste artigo procura-se demonstrar que é possível extrair, da filosofia do direito de Kant, uma teoria sistemática do direito do trabalho, pelo menos no que diz respeito às relações trabalhistas individuais. Com esta teoria busca-se oferecer uma fundamentação filosófica para o direito do trabalho enquanto ramo autônomo do direito, incluindo a justificativa de sua existência enquanto legislação positiva. Partindo de comentários esparsos de Kant sobre escravidão, servidão, trabalho autônomo, trabalho empregado e criadagem, as características estruturais dessas relações trabalhistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Kant e o Mundo Iberoamericano.José Gama - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):623-624.
  19.  29
    Kant e o Poder da Imaginacao.Jane Kneller - 2010 - Sao Paolo: Madras Editora.
    Neste livro, Jane Kneller foca o papel da imaginação como uma força criativa na estética de Kant e em toda sua filosofia. Ela analisa a explicação de Kant para a liberdade imaginativa e a relação entre a representação imaginativa livre, o social humano e o desenvolvimento moral, mostrando várias formas nas quais sua estética da reflexão desinteressada explica o interesse moral. Ela localiza esses aspectos da teoria estética de Kant dentro do contexto estético alemão do século XVIII, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  48
    Kant E o resgate do Bem na natureza humana decaída.Letícia Machado Pinheiro - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):53-70.
    este artigo tem como propósito examinar os argumentos de Kant quanto à possibilidade do restabelecimento do bem face ao mal radical na natureza humana. A investigação aqui proposta toma como ponto de partida e foco central a afirmação kantiana de que intenção ou máxima suprema está corrompida pelo mal, e busca, a partir das consequências de tal constatação e dos argumentos fornecidos por Kant, delinear as possibilidades e o caráter do restabelecimento do bem no interior de tal intenção.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  26
    Kant e o Valor Moral da Democracia Representativa.Joel Thiago Klein - 2019 - Revista Portuguesa de Filosofia 75 (1):667-694.
    This essay shows how Kantian philosophy provides relevant grounds for reflections regarding the current debate on democracy. Firstly, I argue that representative democracy has a particular moral value that stands out the other forms of government. Secondly, I make some considerations about the elements that must be institutionally embodied in order to ensure a proper functioning democracy, such as the separation of powers, the guarantee of a public sphere which is appropriate to the freedom of public use of reason, the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    Apresentação do Dossiê: Kant e o Idealismo Alemão.Luhan Galvão Alves & Daniel Omar Perez - 2020 - Kant E-Prints 15 (3):8-9.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  24
    Kant e o ceticismo: complemento histórico a um artigo de Z. Loparic.Joãosinho Beckenkamp - 2019 - Natureza Humana 21 (2).
    a relação da filosofia kantiana com o ceticismo é objeto de investigação praticamente desde a primeira recepção da filosofia transcendental, atingindo um primeiro clímax já no início dos anos 1790. Este trabalho em homenagem ao professor Zeljko Loparic retoma um artigo seu sobre o tema, e mostra o acerto das teses por ele propostas à luz de pesquisa mais recente e detalhada.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Kant e o direito de interação além-fronteiras.Diego Carlos Zanella - 2013 - Thaumazein: Revista Do Curso de Filosofia 6 (12):56-66.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Kant e a Filosofia: Ensaio Sobre o Espírito da Filosofia de Kant.José Henrique Alexandre de Azevedo - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):124-137.
    É legítimo nos perguntarmos sobre o estatuto próprio da filosofia em sua generalidade? Penso que não. No entanto, creio ainda ser legítimo nestes nosso tempo ultramoderno nos questionarmos acerca do espírito de nossa era ou ao menos de uma filosofia específica que nos diga muito a respeito de nós mesmos e de nosso período histórico. Afunilando mais este mote pergunto: qual o espírito da filosofia kantiana? Kant, como todos sabem, é o responsável pela virada teórica na filosofia moderna, re-significando-a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Foucault e o Aufklärung: duas interpretações sobre Kant.Itamar Soares Veiga - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023012.
    _Resumo_: este artigo analisa a interpretação de Foucault sobre Kant com o foco na complexidade das relações entre o trabalho filosófico, em geral, e o mundo concreto. O escopo do artigo é delimitado por esta análise de Foucault, especialmente, sobre dois textos de Kant: _O que é o iluminismo? _e _Antropologia de um ponto de vista pragmático_. Investiga-se a possibilidade de um acesso a um espaço anterior a qualquer orientação ética específica, deslocando-se, assim, do conjunto de elaborações éticas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  25
    O que é o esclarecimento?I. Kant - 2005 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  32
    Kant e Lonergan: O a priori no Conhecimento Humano.Giovanni B. Sala - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (4):1071 - 1102.
    O presente ensaio, aqui publicado em tradução original para Português, constitui uma secção muito significativa da conhecida obra de Giovanni B. Sala sobre Lonergan e a sua relação com Kant. Trata-se de um estudo comparativo das teorias do conhecimento de Immanuel Kant e de Bernard Lonergan, tomando-se como ponto de partida uma análise do estatuto do a priori no conhecimento humano tal como no-lo apresenta a Crítica da Razão Pura, de Kant, para depois se apresentarem as respectivas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  21
    Por que o belo apraz com pretensão de um assentimento universal? As três justificações de Kant e o problema da sua unidade.Bernd Dörflinger - 2014 - Studia Kantiana 17:161-183.
    Um dos pontos mais polêmicos da teoria estética de Kant, tratada na primeira parte da Crítica da Faculdade do Juízo, é a questão da validade universal do juízo de gosto. Não sendo um juízo determinante, nem de conhecimento, nem de caráter moral, mas reflexionante, ele exige uma justificação própria. A figura crucial da argumentação que Kant usa para provar que o juízo de gosto estético pode reivindicar, com direito, o assentimento de todos é a de uma “universalidade subjetiva”. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Kant e Leibniz sobre o problema da teodiceia.Bruno Cunha - 2024 - Kant Em Diálogo.
    O pensamento de Leibniz foi, sem dúvida, essencial para o desenvolvimento das linhas fundamentais da filosofia crítico-transcendental de Kant. A interlocução entre Kant e Leibniz é evidente no decorrer do pensamento kantiano, seja diretamente, nos diversos momentos em que Kant busca um enfrentamento explícito com seu predecessor, seja indiretamente, quando Kant discute com os autores da escolástica alemã que são considerados discípulos de Leibniz Pretendo observar, em particular, que uma das discussões pouco noticiadas, mas de grande (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    A Suspensão Do Juízo Em Kant e o Distanciamento Intelectivo Em Zubiri: Limites e Convergências.Petterson Brey - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (1).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. O amor em Kant e na filosofia analítica.Elke Elizabeth Smith & Dieter Schönecker - 2017 - Con-Textos Kantianos 5:75-93.
    De acordo com um preconceito bastante difundido no meio filosófico, a filosofia prática de Kant não levaria em consideração os sentimentos e emoções. Uma análise cuidadosa dos escritos de Kant revela, no entanto, o papel central exercido pelos sentimentos em sua ética. Neste artigo examinaremos o conceito de amor em Kant e tentaremos aproximá-lo da discussão sobre o amor na tradição analítica contemporânea, especialmente na filosofia do amor de Harry Frankfurt.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    Sobre o idealismo em Kant e Berkeley.Luís Eduardo Ramos Souza - 2014 - Studia Kantiana 16:52-64.
    Este trabalho tem por objetivo analisar algumas relações de semelhan- ças e diferenças entre o idealismo de Berkeley e o de Kant, cujoproblema geral pode ser assim formulado: em que sentido a filosofia idea- lista de Berkeley e Kant se aproximam e se distanciam entre si? Tal resposta será focalizada sob quatro aspectos, divididos como segue. Quanto às aproxima- ções, analisar-se-á, de um lado, a concepção do sujeito em ambos os filósofos e, de outro, suas respectivas defesas do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  24
    O transcendentalismo de Kant E a ética: Um cepticismo que busca a superação na contradição.Américo José Pinheira Pereira - 2015 - Synesis 7 (1):1-20.
    A experiência é apenas um estado instantâneo de impressão sensível nisso que tem a experiência. Esta expressão resume a substância epistemológica do que constitui a posição empiricista polarizada na forma de pensamento paradigmatizada por David Hume e acriticamente aceite por Immanuel Kant. Tal posição, ao invés da tese aristotélica, impede qualquer modo trans-sensível, logo, trans-material de pensamento. A metafísica torna-se impossível. Kant procura ultrapassar esta impossibilidade através da criação de uma construção lógico-epistemológica que designa como arquitectónica transcendental. O (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. La declaración pública de Kant contra Fichte.Fernando Moledo, O. L. E. Om & A. R. Com - 2007 - Ideas y Valores. Revista Colombiana de Filosofía 56 (133):133-149.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  3
    O Dever Moral e o Valor Das Ações Humanas Segundo Kant.Renata Cristina Lopes Andrade & Alonso Bezerra de Carvalho - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):235-244.
    Pretendemos, no presente artigo, abordar o conceito de dever (Sollen) no interior da filosofia moral de Kant. Por considerarmos a noção do dever moral enquanto um dos conceitos centrais no (e ao) pensamento prático kantiano e com o intuito de tentar oferecer uma elucidação da busca (e desenvolvimento) de Kant pelo princípio supremo da moral – os fundamentos da ação detentora de valor moral, buscaremos expor: i) o que caracteriza uma ação por dever no pensamento moral kantiano e, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    A sociabilidade e o interesse empírico pelo belo em Kant.Jéssica de Farias Mesquita - 2024 - Perspectivas 8 (3):140-156.
    O presente artigo tem o intuito de apresentar a concepção kantiana acerca do belo empírico e sua contribuição para o modo de civilizar humano. O primeiro ponto do artigo trata de contextualizar o interesse pelo belo empírico apontando a concepção de juízo estético e do belo em Kant a fim de contextualizar a abordagem kantiana sobre os elementos estéticos da obra Crítica da Faculdade de Julgar (1790). O segundo ponto introduz as características próprias concernentes ao processo de sociabilidade humana, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    O sentido político da história: considerações sobre razão, liberdade e estado constitucional em Kant e Hegel.Diogo Bogéa - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):376-390.
    No presente artigo investigaremos o sentido político da história na Filosofia da História de Kant e Hegel. Ambos atribuem, cada um à sua maneira, à concretização de um determinado projeto político – cujo cerne é a estruturação do Estado Constitucional – a realização da finalidade suprema da história humana. Analisaremos, para este fim, as obras Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita, escrita por Kant em 1784, cinco anos antes da Revolução Francesa e A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  25
    O século das Luzes e o medo do escuro – a fantasia na Antropologia de Kant.Luís Fernandes dos Santos Nascimento - 2014 - Discurso 44:189-218.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Kant e a não conceitualidade do espaço e do tempo.Maria Carolina M. de Resende - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):281-308.
    Duas hipóteses guiaram o desenvolvimento deste trabalho. A primeira afirma o _status_ necessariamente epistêmico e, portanto, não ontológico, do espaço e do tempo na filosofia transcendental. A segunda é a de que o espaço e o tempo como formas _a priori_ da intuição sensível apresentam uma dimensão essencialmente não conceitual da experiência perceptiva. Em vista disso, neste artigo, nossa intenção é trilhar o caminho argumentativo da constituição da idealidade transcendental do espaço e do tempo a fim de compreender esse estatuto (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  31
    Nietzsche E o proto-perspectivismo de zur teleologie.Ricardo Bazilio Dalla Vecchia - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):219-251.
    Mediante a análise da coletânea de notas “Zur Teleologie” este artigo sugere a existência de um “proto-perspectivismo” na concepção ficcionalista de organismo formulada por Nietzsche no final da década de 1860. Nossa investigação se inicia com uma exposição da oposição entre mecanicismo e teleologia na modernidade, analisa brevemente as posições de Kant e Schopenhauer sobre ela e então as contrasta com a posição de Nietzsche.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  14
    Kant e a Religião Nos Limites da Razão.Antonio Djalma Braga Junior - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):85-101.
    A relação entre fé e razão tem sido um tema central nos debates filosóficos e teológicos ao longo dos séculos. A busca por conciliar essas duas dimensões da experiência humana tem desafiado pensadores de diversas tradições e escolas de pensamento. Nesse contexto, a contribuição de Immanuel Kant se destaca como uma das mais influentes e provocativas. Sua obra Religião nos limites da simples razão (RGV) emerge como um ponto central de análise nesse tema. Neste artigo, exploraremos a visão kantiana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Da Sem'ntica à Pragmática: Kant, Hegel e o Debate em torno da Normatividade.Erick Calheiros Lima - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-52.
    O presente artigo pretende discutir a transformação, proposta por Hegel, da noção kantiana de liberdade como autonomia no paradigma do reconhecimento recíproco. Na primeira seção, vou retomar alguns pontos da Fundamentação que vêm sendo interpretados como conduzindo a paradoxos na concepção de autonomia (1). Em seguida, pretendo recordar esquematicamente a interpretação proposta por Loparic acerca do ‘fato da razão’, procurando especificar aí uma solução semântica para o problema da normatividade embasada na autonomia (2). Na terceira seção, a intenção é fazer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  50
    Kant e a admiração da natureza.Ulisses Razzante Vaccari - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):85-94.
    O parágrafo 62 da Crítica do Juízo, cuja função é definir o conceito de conformidade a fins objetiva (objektive Zweckmässigkeit), começa com uma declaração do filósofo segundo a qual todas as figuras geométricas se relacionam com uma conformidade a fins objetiva e admirável. Embora não seja aqui essencial para a definição do princípio dessa conformidade a fins, a afirmação de Kant de que ela é muitas vezes digna de admiração exerce um importante papel para a sua própria definição. O (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  43
    O movimente e o espaço segundo Kant.Ramiro Délio Borges de Meneses - 2006 - Revista de Filosofía (Madrid) 31 (1):67-74.
    A partir do texto Metaphysische Anfansgründe der Naturwissenschaft faremos uma apresentaçãosobre estes dois conceitos fundamentais da Filosofia da Natureza, no sentido de apresentar uma crítica de acordo com a física moderna.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Kant e Rousseau: na encruzilhada da antropologia filosófica de Cassirer.Leonardo Rennó Ribeiro Santos - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):85-115.
    A interpretação de Cassirer da dívida intelectual de Kant para com Rousseau é conhecida e estabeleceu um marco real na crítica especializada de ambos os filósofos. No entanto, o exame desta dívida no interior do projeto cassireriano de constituição de uma Antropologia filosófica não foi ainda realizado, devido à rejeição de Cassirer das notáveis antropologias de Kant e Rousseau, que resultou na omissão deste tópico em An Essay on Man. Os manuscritos de Cassirer que testemunham a preparação dessa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Autonomia versus heteronomia: o princípio da moral em Kant e Levinas // Autonomy versus heteronomy: the principle of morality in Kant and Levinas.Keberson Bresolin - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):166-183.
    Não apenas distantes no tempo, Kant e Levinas são distantes em suas respectivas propostas de ética. Este trabalho visa analisar reflexivamente os princípios morais dos dois autores com o intuito de introduzir o acadêmico aos conceitos fundamentais em dois grandes expoentes da ética. Desta forma, Kant propõe uma moral baseada na razão (pura prática), livre de toda inclinação sensível. Nada alheio a razão pode fundar uma lei. Por conseguinte, o único princípio da determinação da vontade é a lei (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  21
    O Estado republicano democrático e o ensino público da moral segundo Kant.Joel Thiago Klein - 2016 - Discurso 46 (2):85-122.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  12
    Kant e Habermas.Carlos Willians J. Morais - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 3.
    O texto visa tratar de uma problemática da Teoria do Conhecimento em correspondência com a Educação. Os problemas que surgem da relação entre o indivíduo pensante e o objeto de seu pensamento (como o solipsismo, a reflexão monológica e o dogmatismo) marcam as bases da produção filosófica tratada a partir de Kant em sua obra "Crítica da Razão Pura" (1787). A prova sobre os juízos sintéticos a priori leva Kant a formular um sistema filosófico, cujo método transcendental se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    (1 other version)Kant e a noção de pessoa.Edmilson Menezes - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):49.
    Uma perspectiva importante da filosofia prática kantiana é: somente os seres racionais são passíveis de dignidade, e o homem torna-se o marco desse valor. A razão relaciona cada máxima da vontade com todas as outras vontades e todas as ações para conosco.Isto não se dá em virtude de qualquer outro motivo ou vantagem futura, mas por causada própria ideia de dignidade de um ser que não obedece à outra lei senão a autolegislada.Nada equivale a um homem, salvo outro homem. Por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 943